Sapé

Manifesto do Coletivo Paulo Freire

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. Paulo Freire

ícone relógio13/04/2022 às 22:18:41- atualizado em  
Manifesto do Coletivo Paulo Freire

"O Coletivo Paulo Freire nasce da percepção intra partidária e da necessidade de se reorganizar para ser a caixa de ressonância política da resistência expressa nas lutas sociais e populares diante dos atuais retrocessos impostos à sociedade brasileira, nordestina e paraibana, pela ultradireita que chegou ao Governo Federal nos últimos seis anos pós golpe político, jurídico (lawfare) e midiático: trazendo desemprego crescente, exclusão social, a usurpação de direitos historicamente conquistados, como segurança alimentar, acesso universal à educação, moradia digna, fortalecimento do SUS, trabalho e renda, seguridade social, etc. Nossa luta social deve ser contínua, contra o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o negacionismo, o aumento da violência, do feminicídio, do genocídio da juventude negra e periférica, a misoginia, o machismo, o sexismo, o racismo, a LGBTfobia e os crimes de ódio contra a comunidade LGBTQIAP+, a intolerância religiosa e tantos outros crimes típicos do projeto político ultraconservador."

Confira abaixo o manifesto do Coletivo Paulo Freire:

Nós que fazemos parte do Coletivo Paulo Freire, Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Paraíba, estamos, criando um novo agrupamento político, que integra a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), tanto em nível nacional quanto e estadual, constituído de ativistas políticos de base oriunda dos movimentos sociais, sindicais, juventudes, estudantis, LGBTQIAP+, feminista, da luta antirracista, de homens e mulheres do campo e da cidade, acadêmicos, e culturais. 

Com isso, voltando às origens do que é a essência do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras no estado da Paraíba (um Partido pela Base). E, sendo assim, este agrupamento tem a grande missão de lutar por um partido altivo, de raiz cravada na democracia interna, respeitando os territórios, as instâncias partidárias e o chão dos diversos espaços onde sua representatividade está conectada com os princípios éticos e de valorização dos seres humanos.

O Coletivo Paulo Freire surge da resiliência de um conjunto de filiadas e filiados ao PT da Paraíba, a partir da sua força e representatividade internas, da capacidade de aglutinar e agregar outras forças em torno dos processos decisórios e construção do partido respeitando seu legado e sua democracia interna, que o forjaram como a maior agremiação política de Esquerda da América Latina. Lutar pela Democracia, recuperar o Brasil para os brasileiros e brasileiras, e tornar o partido estratégico para intervir na vida social, política e pública do Estado da Paraíba com o intuito de apontar alternativas políticas e administrativas para o povo paraibano.

Consciente do papel revolucionário de uma educação emancipadora e libertária, o nosso patrono, o professor Paulo Freire teve uma atuação destacada na educação brasileira e mundial, notadamente na sua dimensão política, incentivando a atuação efetiva de educadores e educandos no sentido da transformação nas condições de vida dos oprimidos. Com isso desenvolveu um método caracterizado pelo diálogo, pelo questionamento às condições postas, objetivando a autonomia das classes dominadas através do conhecimento para elaborar estratégias de libertação e ações coletivas. Baseados nesses princípios, homenageamos o professor Paulo Freire como inspiração de lutador e de ator político de primeira grandeza para os lutadores e lutadoras populares.

O Coletivo Paulo Freire nasce da percepção interna ao Partido da necessidade de se reorganizar para ser a caixa de ressonância política da resistência expressa nas lutas sociais e populares diante dos atuais retrocessos impostos pelo Governo Federal nos últimos seis anos à sociedade brasileira, nordestina e paraibana, sobretudo à classetrabalhadora, pós golpe político, jurídico e midiático: o crescente desemprego, a exclusão social, a usurpação de direitos conquistados, como alimentação, educação, moradia, saúde, o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o negacionismo, o aumento da violência, do feminicídio, o machismo, o sexismo, o racismo, genocídio da juventude negra e periférica, a misoginia, a LGBTfobia e a intolerância religiosa. 

O PT tem projeto de sociedade, popular, participativa, inclusiva e socialista, por isso reafirmamos nosso compromisso de garantir o êxito na consolidação das políticas públicas para o nosso estado.

A instância do PT da Paraíba deve efetivamente dialogar e estabelecer os entendimentos para garantir a união de forças políticas e sociais, com o objetivo de assegurar a inserção e o fortalecimento das nossas lideranças e ampliar a representação política e institucional nos 223 municípios do estado.

É com base nesses princípios que nos apresentamos ao conjunto dos companheiros e companheiras do PT da Paraíba, fundamentados na capacidade de diálogo e objetivando a construção e o fortalecimento partidário e contribuindo com o projeto de soberania nacional e popular capitaneado pelo companheiro Lula.

 

Coletivo Paulo Freire (CPF)

Construindo Um Novo Brasil (CNB) Paraíba


 

Parahyba, 02 de abril de 2022

Compartilhe: